Destaques Arquivo MPR #43
Há 70 anos, a 20 de outubro de 1955, o Presidente Francisco Craveiro Lopes embarcava no Bartolomeu Dias rumo a Inglaterra. Seria a segunda visita de um Chefe do Estado português àquele país depois de implantada a República: em 1917, Bernardino Machado, no seu périplo de comboio pela Europa em guerra, encontrara-se, em Londres, com o Rei Jorge V.
Entre os dias 25 e 28 desse mês, Craveiro Lopes foi recebido com pompa e circunstância na capital inglesa, marcando presença em inúmeras cerimónias.
Desfilou nas ruas de Londres em coche aberto ao lado da Rainha Isabel II; visitou a Abadia de Westminster, onde depositou uma coroa de papoilas no túmulo do Soldado Desconhecido; tomou chá com a Rainha-Mãe na Clarence House; assistiu à ópera «A Noiva Trocada» em Covent Garden; visitou uma exposição de arte portuguesa na Burlington House; participou num almoço em Guildhall, a sede do município de Londres.
A agenda protocolar culminou com um banquete para 800 pessoas, oferecido pela Rainha no Palácio de Buckingham, onde, aliás, o Presidente português ficou hospedado com a sua mulher, Berta Craveiro Lopes.
À entrada da imponente sala de baile, os dois Chefes do Estado usavam as condecorações trocadas previamente: a Rainha, a Banda das Três Ordens; Craveiro Lopes, a Ordem do Banho.
Nos discursos proferidos por ambos, foi relembrada a secular Aliança Luso-Britânica, selada pelo Tratado de Windsor (1386), o mais antigo acordo diplomático entre dois países.
Num gesto de retribuição e agradecimento, Craveiro Lopes ofereceu, por sua vez, à Rainha e ao duque de Edimburgo, um banquete na Embaixada de Portugal, onde não faltaram orquídeas vindas da Madeira, ananases dos Açores e vinho da Madeira e do Porto.
À Rainha foi oferecido um serviço de mesa da Vista Alegre com 360 peças, pintado a azul e ouro, com as iniciais «ER» («Elizabeth Regina»), encimadas pela coroa real britânica.
Para saber mais sobre esta visita, explore o Arquivo dos Presidentes – MPR, onde poderá encontrar recortes de imprensa, fotografias e documentos oficiais, como o programa do banquete servido no Palácio de Buckingham.
RC







