Destaques Arquivo MPR #08
Foto de 7 dos 19 filhos de Bernardino e Elzira Machado.
Bernardino Machado foi um dos Presidentes mais carismáticos da I República: a sua natural cordialidade, o grande bigode branco e a típica cartola são alguns dos atributos que ainda hoje associamos ao único homem a ocupar a cadeira dos leões em duas ocasiões não consecutivas. Mas existe uma característica do político e pedagogo que, apesar de curiosa, não é assim tão conhecida — foi pai 19 vezes!
No Arquivo dos Presidentes – MPR encontramos várias fotos da extensa família de Bernardino e Elzira Machado. A que dá rosto ao destaque deste mês é da autoria de Isidro Martinez Pozal, fotógrafo natural de Valladolid, Espanha, com estúdio estabelecido na Calçada da Estrela, entre 1897 e 1910.
Em 1908, Pozal abriu outro ateliê fotográfico, em parceria com Júlio Novais (1867-1925), pai de dois dos mais importantes fotógrafos nacionais do século XX, Mário (1899-1967) e Horácio Novais (1910-1988). Entre 1918 e 1941, foi ainda proprietário da Photographia Vénus, em parceira com José Alves Garcia.
Martinez Pozal foi casado com Ana Rodrigues, de quem teve vários filhos; um deles, Fernando Martinez Rodrigues Pozal, seguiu a profissão do pai: colaborou com a firma Neogravura e as oficinas gráficas d’«O Século», jornal onde também fez reportagem fotográfica.
Fernando fez diversos trabalhos para a Embaixada Britânica, para quem produziu, por exemplo, propaganda antinazi. Entre 1944 e 1951, fotografou a capital de Portugal para a Câmara Municipal de Lisboa. Colaborou, ainda, com Leitão de Barros. Em 1951, foi viver para Luanda, onde fez trabalhos fotográficos no periódico «A Província de Angola» e foi proprietário de um estúdio. Fernando Pozal faleceu em Luanda a 5 de setembro de 1971.