Últimas aquisições MPR #15
Os retratos fotográficos da Rainha D. Maria Pia e do Rei D. Luís, adquiridos para a coleção do Museu da Presidência da República, têm muito que ver com o Palácio da Cidadela de Cascais.
A partir de 1870, estes monarcas passaram a usar parte dos edifícios da fortaleza de Cascais para uma temporada de férias à beira-mar, como diríamos hoje. Muitas obras, coordenadas pelo arquiteto Joaquim Possidónio da Silva, deram unidade às instalações militares, tornando-as uma única casa: o Palácio — ou Paço — da Cidadela. Porque a tradição se manteve, este Palácio continua a ser a «residência de verão do Presidente da República».
Trata-se de duas fotografias de pequena dimensão, as chamadas carte de visite, formato muito comum ao longo da segunda metade do século XIX. Foram feitas em estúdio, como é mais fácil perceber pelo cenário de fundo do retrato de D. Maria Pia.
Não há qualquer informação no verso dos dois retratos; normalmente, encontramos gravado o nome do fotógrafo ou da casa fotográfica. Terá sido Francisco Augusto Gomes? Sabe-se que foi quem mais fotografou a família real neste período.
O Rei D. Luís, com 25 anos, veste o uniforme de oficial de Marinha, destacando-se a placa ao peito, em forma de estrela, da Ordem Militar da Torre e Espada, de que era seu Grão-Mestre. Igual insígnia foi gravada em ferro no fogão da sala principal do Palácio da Cidadela de Cascais, atualmente aberto ao público.
A jovem Rainha D. Maria Pia, com 16 anos, mãe recente de D. Carlos, usa um vestido axadrezado, padrão muito apreciado na época, com a tão à moda crinolina — uma estrutura interior em metal que mantinha a saia sempre armada; as mais extravagantes chegavam a ter vários metros de diâmetro!