Últimas aquisições MPR#30
Ao olharmos para a coleção do Museu da Presidência da República (MPR), constatamos que as representações dos Presidentes da República assumem diversos (e inusitados) formatos: pratos, azulejos, bolas de vidro, postais, almofadas e até balões. Uma aquisição recente do MPR, uma placa em metal figurando o general Craveiro Lopes, vem ampliar as tipologias existentes.
Trata-se de uma peça em cobre dourado, executada pela «Bronzes Super – J. da Gama Alves» na década de 1950, com a representação do busto do Presidente Francisco Craveiro Lopes de frente, ligeiramente virado para a esquerda. Veste uniforme de general com dragonas, apresentando o colar da Torre e Espada e placa da Banda das Três Ordens, insígnia do Presidente da República. No peito, mostra mais quatro distinções: medalha de Cavaleiro da Torre e Espada, Cruz de Guerra, medalha militar de comportamento exemplar e medalha da Vitória.
Este baixo-relevo reproduz a fotografia oficial de Craveiro Lopes, da autoria de Manuel Alves San Payo, executada em 1951.
Em termos gerais, no baixo-relevo, usado na moldagem, escultura ou estampagem, de peças de arquitetura, ourivesaria, medalhística, as figuras representadas têm pouco vulto – ou volume – em relação ao plano de fundo, à base a partir da qual se destacam. Já no alto-relevo, as figuras podem parecer autênticas esculturas, surgindo no seu volume quase total.
Francisco Craveiro Lopes (1894 – 1964) exerceu o cargo de Presidente da República entre 9 de agosto de 1951 e 9 de agosto de 1958. Com a morte do seu antecessor, Óscar Carmona, foi escolhido pelo regime. Era um militar discreto, mas acabaria por ser o único Presidente da história do Estado Novo a cumprir apenas um mandato, pois viria a perder a confiança política de Salazar.