Em maio de 1641, uma embaixada portuguesa liderada por Francisco de Sousa Coutinho chegava à Suécia. Depois de intensas negociações, a 29 de julho, era, finalmente, assinado um tratado de amizade e de livre comércio e navegação entre D. João IV e a Rainha Cristina.
Desde então, e passados mais de 380 anos, as relações diplomáticas têm sido renovadas a cada encontro entre os Chefes do Estado dos dois países: em 1888, D. Luís recebeu Óscar II, o primeiro monarca sueco a visitar oficialmente Portugal; depois do 25 de Abril, são três, até à data, as visitas de Presidentes portugueses àquele país.
A última aconteceu, precisamente, há 10 anos: retribuindo a visita de Estado do Rei Carlos XVI Gustavo a Portugal em 2008, o Presidente Aníbal Cavaco Silva deslocou-se, por sua vez, à Suécia, onde permaneceu entre 1 e 3 de outubro de 2013.
A intensa agenda presidencial contemplava, como manda a tradição, um primeiro encontro com os Reis da Suécia, que decorreu na residência oficial dos monarcas, o Palácio Real de Estocolmo.
Testemunho desse momento é o presente oferecido pelo Rei Carlos XVI Gustavo que integra a coleção do Museu da Presidência da República: um vaso em vidro soprado do fabricante Kosta Boda, desenhado por Ulrica Hydman Vallien.
Com mais de 280 anos de história, Kosta Boda é, hoje, uma das imagens de marca da Suécia, cuja fama granjeada a torna um dos líderes mundiais na produção de vidro artístico.
Fundada em 1742 por dois oficiais do exército, Anders Koskull e Georges Bogislaus Stael von Holstein, é a mais antiga fábrica de vidro do país e está situada na localidade de Kosta, em pleno «Reino do Vidro», uma região na província de Småland (sul da Suécia), onde existe uma importante indústria vidreira.
Produzindo, nas suas origens, vidros para janelas, lustres e serviços de mesa, é a partir dos anos de 1890 que começa a apostar numa identidade própria, convidando designers e artistas para trabalharem lado a lado com os mestres vidreiros.
Ulrica Hydman Vallien (1938-2018) foi uma dessas artistas.
Nascida em Estocolmo, fez os estudos superiores na Kontsfack (Universidade de Artes, Ofícios e Design), entre 1958 e 1962, no Departamento de Cerâmica e Vidro.
Foi, precisamente, com a cerâmica que se estreou numa exposição a solo, logo em 1965, mas foi o vidro que a lhe deu maior notoriedade, quando iniciou, a partir de 1972, a sua colaboração com a Kosta Boda.
Uma das primeiras peças que desenhou não chegou sequer a ser produzida: a direção da fábrica de então recusou o projeto de uma taça decorada com ratos pintados.
Mas a parceria manteve-se e, durante quatro décadas, Ulrica Hydman Vallien foi responsável por alguns dos maiores sucessos de vendas da marca, como as coleções «Open Minds» e «Caramba» de 1986 e «Tulipa» de 1991.
É seu o design do vaso oferecido ao Presidente Aníbal Cavaco Silva: nele vemos gravada uma figura híbrida, com corpo de ave e cabeça humana, bem como manchas de policromia verde e vermelha, numa muito provável alusão às cores da bandeira de Portugal.
RC