História e Prémios
História
A ideia da criação de um Museu da Presidência da República remonta ao final do mandato do Presidente António Ramalho Eanes. Em causa estava a mostra ao público das ofertas recebidas ao longo de dez anos na Presidência da República. No dia 20 de janeiro de 1986, o general inaugurou um núcleo expositivo, numa sala do Palácio de Belém, com 84 presentes de Estado. A iniciativa teve o apoio técnico da Fundação Calouste Gulbenkian e do seu diretor, José de Azeredo Perdigão. Pelo menos uma vez por mês – no dia da cerimónia do Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém – o público podia visitar gratuitamente a exposição.
Mais tarde, o Presidente Jorge Sampaio deu continuidade à ideia estendendo-a a todos os períodos da história da instituição presidencial e alargando o conceito a objetivos de natureza historiográfica. Em novembro de 2000, a Lei Orgânica da Secretaria-Geral da Presidência da República cria o Museu da Presidência da República com o objetivo de apoiar «a divulgação e investigação histórica da instituição Presidente da República.»
Prosseguindo as incumbências fixadas na Lei Orgânica, foi constituída uma equipa multidisciplinar que empreendeu uma operação de investigação e de resgate de memória de todos os chefes do Estado, desde 1910. Objetos pessoais, condecorações, presentes de Estado, entre outros, foram inventariados, reunindo-se um património histórico até então disperso e/ou desconhecido. Paralelamente, constituiu-se o Arquivo dos Presidentes que reúne hoje, aproximadamente, um milhão de documentos de natureza diversa, desde correspondência, manuscritos, fotografias e registos audiovisuais, além do recenseamento de documentação relativa aos Presidentes da República disponível noutras instituições.
No dia 5 de outubro de 2004, o Presidente Jorge Sampaio inaugurou o edifício do Museu da Presidência da República (MPR) instalado nas antigas cocheiras e armazéns do Palácio de Belém. A abertura de portas do MPR marcou igualmente a aproximação da instituição presidencial à sociedade civil: pela primeira vez, o Palácio de Belém e seus jardins passaram a receber, de forma regular, visitas do público.
Prémios
- Prémio José de Figueiredo 2006
- Prémios APOM 2007 - Extensão Cultural - Menção Honrosa
- European Museum of the Year Award - EMYA 2008 - Nomeação
- Prémio Europa Nostra 2008
- Prémio Acesso Cultura - Linguagem Clara 2018
- Prémios APOM 2022 - Exposição Temporária - «D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853»
- Prémios APOM 2022 - Transporte de Património - «D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853»