Gabinete Oficial

O Gabinete Oficial é o centro da atividade política do Presidente da República. Aqui são recebidas todas as pessoas, instituições que constam da sua agenda, nas chamadas audiências; também os líderes partidários, os Chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal, assim como o primeiro-ministro, para as reuniões semanais, tradicionalmente à quinta-feira. A par com a Sala das Bicas, é o espaço mais divulgado na comunicação social.

Não havendo nada que o imponha, é esperado que a tomada de posse de um novo Presidente leve à redecoração do gabinete, sem sair, no entanto, a Cadeira dos Leões, usada por todos os presidentes e, hoje, um ícone associado à figura do Chefe do Estado português.

A talha dourada do teto foi introduzida por Leandro Braga, um reconhecido artista que trabalhou para vários palácios reais durante o último quartel do século XIX. Foi quarto de dormir da princesa D. Amélia até 1889, e aí nasceram os seus dois filhos, D. Luís Filipe e D. Manuel, depois serviu para acolher Chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal. Aqui pernoitaram: o Rei Afonso XIII de Espanha (1903), o Imperador Guilherme II da Alemanha (1905) e o Presidente da República Francesa, Émile Loubet (1905).

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Entre 1886 e 1889, fora o quarto de dormir da princesa  D. Amélia, e aí nasceram os seus filhos, D. Luís Filipe e D. Manuel. O Gabinete Oficial do Presidente da República Jorge Sampaio. O Gabinete Oficial do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. O Gabinete Oficial do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Tapeçaria de Bruxelas do século XVII, da coleção do Palácio de Belém, decora o local de audiências do Presidente da República. «Adoração dos Reis Magos», pintura flamenga quinhentista da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em destaque na sala de audiências do Presidente da República.