Gabinete Oficial
O Gabinete Oficial é o centro da atividade política do Presidente da República. Aqui são recebidas todas as pessoas, instituições que constam da sua agenda, nas chamadas audiências; também os líderes partidários, os Chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal, assim como o primeiro-ministro, para as reuniões semanais, tradicionalmente à quinta-feira. A par com a Sala das Bicas, é o espaço mais divulgado na comunicação social.
Não havendo nada que o imponha, é esperado que a tomada de posse de um novo Presidente leve à redecoração do gabinete, sem sair, no entanto, a Cadeira dos Leões, usada por todos os presidentes e, hoje, um ícone associado à figura do Chefe do Estado português.
A talha dourada do teto foi introduzida por Leandro Braga, um reconhecido artista que trabalhou para vários palácios reais durante o último quartel do século XIX. Foi quarto de dormir da princesa D. Amélia até 1889, e aí nasceram os seus dois filhos, D. Luís Filipe e D. Manuel, depois serviu para acolher Chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal. Aqui pernoitaram: o Rei Afonso XIII de Espanha (1903), o Imperador Guilherme II da Alemanha (1905) e o Presidente da República Francesa, Émile Loubet (1905).