D. Carlos e D. Amélia: os príncipes em Belém

Uma das mais recentes aquisições do Museu leva-nos numa viagem ao final do século XIX e a um momento da história da que é hoje a residência oficial do Presidente da República.

Falamos de uma moldura com dois medalhões que representam D. Carlos e D. Amélia, cuja vida está intimamente ligada ao Palácio de Belém.

Depois dos dias de lua-de-mel na Quinta do Relógio, em Sintra, foi em Belém que os então príncipes residiram durante os três anos que se seguiram ao seu casamento (22 de maio de 1886). Foi, igualmente, aqui que nasceram os dois filhos: D. Luís Filipe e D. Manuel, futuro Rei de Portugal.

Para receber o casal real, o Palácio conheceu uma ampla campanha de obras de renovação, na qual participaram nomes ilustres como os pintores José Malhoa e Columbano Bordalo Pinheiro ou o entalhador Leandro Braga.

Na revista «O Occidente», elogiava-se a escolha de Belém por parte de D. Carlos, sublinhando-se que «nenhum outro palácio real reúne condições tão apreciáveis como este sob o ponto de vista pitoresco», e desejava-se «que a felicidade dos jovens esposos complete as alegrias com que a natureza os cercou no seu tálamo conjugal».

Agora na coleção do Museu, este conjunto de medalhas, assinado por A. Auger, transporta para o bronze uma imagem do jovem casal que circulou, com uma ou outra alteração, um pouco por todo o país (e não só) no formato de postais, litografias e na imprensa da época.

Nele, podemos ver D. Amélia a usar o presente de casamento oferecido pelos seus pais, os Condes de Paris: um diadema e um colar de diamantes e esmeraldas, estreados numa das galas que se seguiu ao enlace real, e com os quais foi fotografada nas mais diversas ocasiões.

Vemo-la, ainda, com a placa da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da qual foi grã-mestre após se tornar Rainha consorte.

Já na representação de D. Carlos, destacam-se três Ordens Honoríficas: a placa da Ordem Militar de Santiago da Espada e, mais acima, as miniaturas da Ordem Militar da Torre e Espada e da Ordem Militar de Avis, ao lado de outras medalhas de mérito.

Clique para conhecer mais peças que o MPR adquiriu para a sua coleção.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Conjunto de medalhas em bronze representando D. Carlos e D. Amélia. Conjunto de medalhas em bronze representando D. Carlos e D. Amélia (pormenor). Os noivos D. Carlos e D. Amélia. Ilustração sobre o Palácio de Belém, residência dos príncipes D. Carlos e D. Amélia. Capa da revista «A Ilustração» com os presentes recebidos por D. Amélia, em Paris, antes da sua partida para Portugal. À esquerda, em baixo, o diadema e o colar de diamantes e esmeraldas oferecidos pelos pais, os Condes de Paris. Anúncio da visita de D. Carlos e D. Amélia a Monchique (Algarve), com uma representação do casal real semelhante à dos medalhões em bronze.