Ramalho Eanes e o caminho para a democracia

O Museu da Presidência da República encontra-se a preparar uma exposição temporária dedicada a um dos grandes protagonistas da história da democracia portuguesa: António Ramalho Eanes.

Partindo dos acontecimentos do 25 de Novembro de 1975, de que Ramalho Eanes foi o coordenador do Grupo Militar, em articulação com o Grupo dos Nove, seguimos o seu percurso até à eleição como Presidente, em 1976, e reeleição, em 1980.

Ramalho Eanes foi o primeiro Presidente da República Portuguesa a ser eleito por sufrágio direto e universal, e a sua eleição encerrou um ciclo, abrindo caminho à consolidação da democracia portuguesa. É esse caminho que revisitamos nesta exposição-homenagem.

«No Caminho da Democracia: António Ramalho Eanes» estará patente na galeria de exposições temporárias do Museu da Presidência da República de 27 de janeiro até 28 de junho de 2026. Mais informações em breve.

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Cartazes de apoio à candidatura presidencial de Ramalho Eanes. Ação de campanha eleitoral de Ramalho Eanes. António Ramalho Eanes exercendo o direito de voto nas eleições presidenciais de 1976. Tomada de posse do Presidente da República António Ramalho Eanes. O Presidente da República António Ramalho Eanes dando posse ao V Governo Constitucional, chefiado pela engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo. Pela primeira vez em Portugal, num Governo de iniciativa presidencial, uma mulher assumia as funções de primeira-ministra. Brinde do Presidente da República e Isabel II de Inglaterra durante o jantar oferecido pelo general António Ramalho Eanes, no segundo dia da visita oficial da monarca britânica a Portugal.