A República e os seus Presidentes

Na República Portuguesa destacam-se três ciclos institucionais: a I República (1910-1926); a Ditadura Militar e o Estado Novo (1926-1974) e a Democracia (1974-). Nestes períodos, diferentes perfis e formas de exercício definiram a instituição presidencial.

Com papéis e poderes que sofreram alterações consoante as épocas e os contextos, com mandatos que variaram entre dias e décadas, cada um dos Presidentes influenciou a história da República Portuguesa.

De Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente eleito, a Marcelo Rebelo de Sousa, que renova o mandato em 2021, 19 personalidades assumiram a chefia do Estado.

Em exposição:

Piso 0

  • Associado a cada retrato oficial (dispostos por data de mandato presidencial), fichas com notas biográficas dos Presidentes e informações técnicas sobre a pintura.
  • Três documentários retratam os diferentes ciclos institucionais da República e apresentam o perfil biográfico das personalidades que assumiram a chefia do Estado. Contando a história dos Presidentes e do seu tempo, evocam-se os momentos mais marcantes da história da República Portuguesa.

Piso 1 — passadiço

  • Para cada Presidente do período democrático, o visitante tem ao dispor uma projeção que sintetiza, em imagens e legendas, os momentos mais significativos das suas biografias.

Piso 1 — sala oval

Multimédia

Percorra a galeria carregando nas imagens para ampliá-las e ler as respetivas legendas.

Galeria de retratos oficiais dos Presidentes da República da I República (1910-1926) e da Ditadura Militar/Estado Novo (1926-1974). Pormenor da galeria de retratos oficiais dos Presidentes da República da Democracia (1974-). Retrato oficial de António Ramalho Eanes, presidente entre 1976 e 1986, patente na galeria de retratos oficiais. Documentários biográficos dos Presidentes da República Portuguesa, organizados por período histórico. Perspectiva geral das projeções biográficas dos Presidentes da República do período democrático (1974-). Visitantes observam o filme «Do Palácio de Belém: vivências».